*** VITROLA USB ***

I LOVE VITROLA USB

23 de junho de 2009

A minha obra é sua obra também

Uma coisa é fato, a internet possibilitou uma maior democratização da cultura, dentro deste contexto, diversos debates em torno de temas específicos relacionados a cibercultura tem esquentado as redes sociais e inclusive as instituições do estado. O tema da vez é “propriedade intelectual”. Muitos defendem a idéia de é um direito de o artista deter o monopólio sobre sua obra, um meio garantir-lhe justa remuneração e também estimular as atividades criativas.

Ao longo do tempo, este tem sido a defesa de alguns setores de produção artística mais ligada a indústria cultural. Com o advento da internet, essa estrutura tem se modificado e, reprodução e modificação de uma obra se tornou comum. Segue o exemplo do remix musical que desfruta base harmônica existente para formar outra. Lutar contra esse novo conceito, é negar a evolução natural da sociedade e a existência de um novo mercado cultural.

Não vejo problema em massificar a cultura, pelo contrário, a internet está possibilitando coopera com essa disseminação e também permitindo o usuário em se tornar um criador. Vejo isso como democracia em sua mais pura essência. O que não podemos apoiar mobilizações conservadoras movida por interesses comerciais que fazem do artista um mero produtor.

A indústria cultural deveria promover debates mais atualizados ao invés de dar murro em ponta de faca, afinal, há infinitas maneiras de se burlar restrições, mas não devemos aceitar essa imposição sabendo que seremos rotulados por um crime imposto pela mercantilização da cultura, sugiro aqui discussões sobre o verdadeiro sentido da internet e sua democracia. Afinal, chegou a hora de acordar para a vida e perceber que o conceito de propriedade intelectual está mudando. A arte está disponível para mundo e o método de se lucrar com a obra renova-se a cada dia.
posted by Vitrola USB at 13:25

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home