*** VITROLA USB ***

I LOVE VITROLA USB

9 de outubro de 2008

Beatles e Stones são cínicos e capitalistas

Foto: Divulgação

Segundo um estudo realizado pelo historiador David Fowler, os Beatles e os Rolling Stones não deveriam possuir o status de ícones de uma geração. Segundo Fowler "eram jovens capitalistas que, longe de desenvolver uma cultura juvenil, exploraram os jovens promovendo uma cultura de adoração cega dos admiradores, vozerio insensato e consumismo passivo entre os adolescentes".

Para o historiador o movimento “mod” deveria receber esse status, afinal nasceu ao norte de Londres e em três anos se estendeu por todo o Reino Unido. “Foi um fenômeno mais importante do que os Beatles, pois geraram o primeiro movimento jovem caracterizado por sua mobilidade geográfica”. Afirmou.

Para Fowler, nem os Beatles nem os Rolling Stones estavam interessados em se tornar porta-vozes dos jovens de sua geração, e a única coisa que os interessava era vender discos. O historiador considera Rolf Gardiner o verdadeiro precursor da cultura juvenil na Grã Bretanha no século passado. Além disso, Fowler não acredita que Gardiner tivesse sido um simpatizante do nazismo. "Só queria fazer amizades. Era um idealista. Indivíduos como Rolf Gardiner foram os autênticos subversivos do ponto de vista cultural: estrelas do pop antes de estas sequer existirem", disse. (agência efe)

posted by Vitrola USB at 13:10

1 Comments:

Seriam os Beatles e os Stones fenômenos da indústria cultural?

9 de outubro de 2008 às 20:16  

Postar um comentário

<< Home